Arduino

Arduino – Aplicações

Arduino é uma plataforma aberta e livre que permite o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos capazes de medir aspectos físicos (sensores), realizar ações (atuadores) e/ou se comunicar com outros dispositivos.

O projeto iniciado na Itália, em 2005, possuía cunho unicamente educacional e interagia com aplicações escolares. Atualmente, a plataforma está em constante evolução e já é utilizada em diversos ramos e áreas de conhecimento.

A plataforma contém diversos terminais que permitem a conexão com outros dispositivos externos, como motores, relés, sensores luminosos, diodos a laser, autofalantes, microfones e outros. Para a programação,  o Arduino pode ter funcionalidades desenvolvidas por meio da linguagem C/C++, que utiliza uma interface gráfica escrita em Java. A plataforma não possui recursos de rede, mas pode ser combinada com outras placas Arduinos criando extensões chamadas de shields

A partir desta tecnologia, ideias, que envolvem Internet das Coisas (IoT) e a interação entre objetos e sensores, começam a surgir! Confira abaixo, a seleção de projetos realizado pela equipe da TargetTrust:

 

Diy Water-Saving Device

Criação de Thomas Amberg, o dispositivo que utiliza uma placa Arduino Uno e um sensor de fluídos possui uma ideia simples, mas com consequências muito positivas para a preservação dos níveis de água em nosso ecossistema. O aparelho promove a economia de água! Após a utilização de um litro de água, o dispositivo emite uma luz vermelha, sinalizando ao indivíduo que  1 litro de água já foi consumido.

Augmented Water.jpg

 

Biometric Security Toy Box

O designer inglês Grant Gibson foi o responsável por criar uma caixa de brinquedos “especial” para seu filho. Trocando a fechadura tradicional por um sistema baseado na placa Arduino Uno e um sensor de impressão digital óptico, a caixa tornou-se acessível somente através da impressão digital do filho de Grant, o qual teve a sua digital cadastrada no sistema.

Sensing Umbrella

O projeto criado pela equipe formada por Akarsh Sanghi, Saurabh Datta e Simon Herzog consiste em um guarda-chuva que identifica, apresenta e compartilha a  quantidade de poluição no ar, no local onde o acessório está sendo utilizado. Cada guarda-chuva serve como um node para medir a quantidade de poluição de CO e NO2, os dados gerados já estão sendo utilizados para análises cientificas.

 Archive Drawer

O projeto de Jaap de Maat nada mais é do que uma brincadeira realizada com seus colegas. O projeto intitulado de “Eu sei o que você fez no verão passado (I know what you did las summer), trata-se de uma experiência realizada para identificar as reações e emoções do público ao deparar-se com um simples objeto do dia-a-dia, no caso, um gabinete perseguidor. As principais peças utilizadas para a construção do objeto foram uma cadeira de rodas elétrica e a placa Arduino Mega.

About the author

admin

Comentar

Click here to post a comentar