Arduino

Os 5 Projetos com Arduino e Motores

Mars Rover por Beatty Robotics

Há aproximadamente 4 meses o Fazedores vem publicando vários projetos legais com Arduino envolvendo automação residencial, controles de iluminação, medidores de energia e até alguns projetos bem estranhos.  Hoje vamos falar sobre projetos que envolvem Arduino e Motores. Escolhemos 5 projetos legais na web para mostrar aqui no Fazedores.

O Pirata de Marte (Mars Rover)    

Para quem não conhece, a Mars Rover é um robô criado para explorar a superfície do planeta Marte. Pois bem, este aqui é uma réplica criada por Robben Beatty e suas duas filhas, Camille Beatty e Genevive  Beatty. Eles criaram o robô utilizando mais de 700 componentes eletrônicos, incluindo o poderoso Arduino Mega e vários motores e servo motores.  Ele também é composto por quatro painéis solares, uma bateria de 7,4 volts e 10000 mAh, modulo de transmissão de radio XBee, sensores infravermelhos, sensores ultrassônicos, entre outros componentes. O robô foi totalmente feito por Robben e suas filhas, e conta, inclusive, com um modelo de suspensão criado pela NASA chamado de rocker-bogie.

PlotClock – O Relógio que Escreve

Este é um projeto bem fácil de fazer e muito legal para quem quer começar a trabalhar com servo motores. O PlotClock é um relógio criado pelo usuário Johannes do Thingverse que escreve o tempo de minuto em minuto numa folha de papel. Para isto ele manipula uma caneta com a ajuda de 3 servos motores e um Arduino.

O Robô Escalador de Árvores

Tree Climbing Robot é um escalador de árvores criado por um garoto de 19 anos que mora em  Cambridge, MA. A estrutura do robô possui uma coluna vertebral que une dois segmentos do robô que estendem e retraem, conforme necessário para ele se movimentar.Cada segmento desses tem quatro pernas com pontas bem afiadas servindo como pés. O robô funciona como se fosse uma lagarta (ou taturana, madruvá, etc.). Para subir, ele primeiro prende as pernas dianteiras com os pés no tronco da arvore, em seguida retrai a parte traseira. Para continuar subindo, ele trava as pernas traseiras e empurra a parte superior para cima, e repete o processo até chegar onde precisa. Para controlar estes movimentos o projeto usou um Arduino, cinco motores e duas pontes H para controlá-los.

Máquina de Fazer Bolhas

Esse é um “brinquedo” que com toda certeza encherá os olhos de Geek Dads & Moms. Toda criança que conheço adora fazer bolinhas de sabão e fazer um destes vai alegrar e muito a criançada. Bernard Kats teve a ideia de criar o Bubblesteen Bubble Machine, um robô que faz bolhas de sabão. Ele utiliza um Arduino para comandar dois micro-servos que fazem o papel de movimentar o braço levando o mix de bolhas do recipiente de sabão ao soprador. Para o soprador o projeto usa um Motor DC de 3v – 12v que também é controlado pelo Arduino.

O Robô Cadeira Equilibrista

Com a ideia de que idade não é problema para ser um Fazedor (e não é mesmo), um engenheiro aposentado de 83 anos criou um robô capaz de carregar uma pessoa sentada, como se fosse uma cadeira de rodas elétrica que se equilibra em apenas duas rodas. O projeto foi feito utilizando um Arduino UNO e dois motores de alto torque com tensão de 24v. O SitWay assim chamado, é um projeto bem interessante é funciona como uma mistura de daqueles andadores Segway com uma cadeira de rodas e pode ajudar muita gente com dificuldades de locomoção. Mas é bom testar bastante antes de sair acelerando em sey SitWay. 😉

E ai, inspirado para pegar seu Arduino e aqueles motores que estão espalhados em sua bancada e montar um projeto destes? Boa sorte e não deixe de contar para nós! E não se esqueça, se precisar trocar idéias sobre projetos e aspectos técnicos, o Fórum Fazedores está cheio de makers experientes e dispostos a ajudar.

Onde comprar?

Compre Arduino, componentes eletrônicos e ferramentas no PandoraLab. Os preços são ótimos, a agilidade é matadora e as entregas são feitas para todo o Brasil. O Fazedores é parte da Família PandoraLab e juntos temos o objetivo de fomentar a cultura maker no Brasil.

About the author

admin

Comentar

Click here to post a comentar